Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Operação no MA desarticula laboratórios de hackers que manipulavam medidores de energia
21/11/2020 09:18 em POLÍCIA

A Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), da Polícia Civil, deflagrou na semana passada a "Operação Descontrole", que visa combater laboratórios de hackers e eletricistas que atuam no Sul do Maranhão. Os suspeitos atendem grandes fazendas de irrigação, manipulando o software de medidores de energia e realizando desvios clandestinos, a fim de diminuir os valores de consumo aferidos pelos aparelhos.

 

 

 

Uma operação contou com o apoio operacional da distribuidora de energia elétrica Equatorial Maranhão, e ocorreu em duas etapas: a primeira na região de Balsas com foco em transformadores ligados clandestinamente e a segunda em Imperatriz, Governador Edson Lobão e Açailândia com a cuidados de detectar medidores fraudados. 

 

 

 

Segundo a polícia, quatro pessoas foram presas em flagrante e oito transformadores de alta potência apreendidos.  "Nós já tínhamos um levantamento anterior com alvos já definidos. Nesses locais encontrados a fraude do tipo controle, daí o nome da operação, como também a apreensão de grandes subestações. Esses grandes consumidores, para ter acesso a energia, utilizam de subestações que são.  abastecidas e controladas por grandes transformadores, de 150 a 300 Kva. É aí que encontramos públicas de ligações clandestinas e intervenção na rede de alta tensão de forma irregular ", explicou o delegado Paulo Roberto, do Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD / SEIC).

 

 

 

O delegado informou ainda que uma operação terá outras etapas:"  As investigações da Operação Descontrole combatem a prática criminosa, que tem pontuação grande prejudicada aos cofres públicos e às grandes empresas do estado ", finalizou.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!