O Maranhão foi o estado com a segunda maior alta no número de mortes violentas durante os nove primeiros meses de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do índice nacional de homicídios do Monitor da Violência, ferramenta criada pelo G1, baseada em dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA).
A variação foi de 23,68% em relação a 2019. Em números absolutos, foram 261 mortes a mais do que no ano passado. Veja abaixo:
Nº de mortes violentas em 2019 - 1102
Nº de mortes violentas em 2020 - 1363
Variação - 23,68%
Essa é a segunda maior variação dentre todos os estados do país, atrás apenas do Ceará. O aumento de mortes acontece mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, que fez com que estados adotassem diversas medidas de isolamento social durante o ano. Ou seja, houve alta na violência mesmo com menos pessoas nas ruas.
No Maranhão, por exemplo, milhões de pessoas viveram momentos de isolamento e distanciamento social por conta da suspensão por semanas das atividades comerciais em boa parte do ano.
O G1 pediu uma explicação para o governo do Maranhão, na gestão Flávio Dino, sobre o aumento na violência em 2020. Não houve retorno.