Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Empate de Inter e Flamengo mostra que legado de Jorge Jesus ainda está vivo
26/10/2020 08:45 em ESPORTE

O Flamengo esteve atrás duas vezes, mas buscou o empate com Internacional, ontem (25), pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Beira-Rio, em Porto Alegre. O placar mantém a disputa pelo primeiro lugar acirrada.

Thiago Galhardo e Abel Hernández marcaram pelo Colorado; Pedro e Everton Ribeiro foram às redes pelo Rubro-Negro. Os dois times têm 35 pontos. O Inter é líder graças ao saldo de gols. O Atlético-MG, que no sábado empatou com Sport, tem um jogo disputado a menos e aparece com 32 pontos, em terceiro.

O Flamengo já havia cruzado o caminho do Inter no ano passado, mas as lembranças são doces apenas para os cariocas. Mas as marcas da eliminação nas quartas de final daquela Libertadores, que o clube do Rio de Janeiro conquistaria mais tarde, não foram totalmente negativas para o time do Sul. O modelo campeão do Rubro-Negro inspirou o Colorado a uma mudança de rumos que se reflete na briga pela primeira posição do Brasileirão.

O jogo de ontem ganhou ares de decisão. Empatados com 35 pontos, colorados e rubro-negros fizeram um jogo-chave e colocaram frente a frente ideias de futebol que guardam algumas semelhanças importantes.

 

Os jogos válidos pelas quartas de final da Libertadores de 2019 foram em agosto do ano passado, mas seguem influenciando os líderes do Brasileirão. Na ocasião, havia uma diferença gritante nos modelos de jogo e nos estilos dos times. De um lado, um Inter defensivo, com linhas mais baixas e que buscava contra-ataque. Do outro, estava um Flamengo, que povoava o campo rival e amassava seu oponente na busca pelos gols.

 

 

As semelhanças com Jesus vão da formação utilizada em campo (4-1-3-2) à busca pelo ataque. Do comportamento enérgico à procura por intensidade durante todos os jogos e treinos. O próprio comandante argentino admitiu, quando foi apresentado, que o sucesso de estrangeiros no Brasil lhe deu tranquilidade para buscar o primeiro trabalho no país.

 

 

Os feitos de Jesus solidificaram os passos que Coudet pretende trilhar. Com os triunfos em campo e ainda mais dinheiro em caixa, o Flamengo seguiu seu caminho iniciado na temporada passada, foi ao mercado e melhorou o seu elenco. Ainda que tenha perdido o Mister para o Benfica, a cúpula manteve o estilo arrojado e trouxe Domènec Torrent para o comando do time.

 

Com conceitos vistos como atuais, o catalão foi o escolhido para dar sequência a um trabalho que já vinha antenado com o que acontece no futebol europeu. Os resultados demoraram um pouco, mas o Rubro-negro encontrou seu rumo e nem precisou ser exuberante para alcançar os ponteiros do campeonato nacional e passar sem sustos para as oitavas de final da Libertadores.

 

 

 

Posse de bola destaca liderança na tabela

 

 

O Brasileirão está chegando ao fim do primeiro turno. Na 18ª rodada, Inter e Flamengo disputaram a liderança em um jogo acirrado. O time de Coudet utilizou a pressão alta para forçar o Flamengo a errar duas vezes com a saída de bola e, assim, marcou o segundo gol e manteve a vantagem até os 49 minutos do segundo tempo. Everton Ribeiro, de cabeça, marcou de dentro da área.

 

 

Os líderes da tabela também estão entre os times com mais posse de bola no campeonato. O Atlético-MG, que atualmente ocupa a terceira posição na classificação, é quem mais tem domínio da redonda: até o momento, o time de Sampaoli passou 57,4% do tempo precisando propor o jogo. Além de segurar a bola, o Galo tem criado muitas chances reais de gol: só no jogo contra o Sport, no sábado (24), finalizou 13 vezes, contra 0 do adversário apenas no primeiro tempo.

 

 

O Flamengo é o segundo time que mais segurou a bola até o momento no Brasileirão. Sob o comando de Dome, a equipe apresenta 57% de posse. Na partida de ontem, a zaga do time falhou. Confiante em sua saída de bola, o Rubro-Negro não desistiu do estilo em momento algum. Mas, com a boa pressão exercida pelo Inter, "entregou" duas oportunidades que viraram gols do Colorado.

 

 

Quando acertou a saída, encontrou o sistema defensivo gaúcho desequilibrado e soube aproveitar. Sem abdicar do ataque, sem desistir de suas convicções, o Flamengo manteve a mesma postura por todo jogo. Tanto pressionou no fim que conseguiu o empate.

 

 

O Inter está em sexto lugar entre os times com mais controle. Ainda assim, é o clube que menos precisa finalizar para marcar - o elenco de Coudet tem média de 11,1 chutes a gol por partida. Em 18 jogos, marcou 30 vezes. Por jogo, o clube tem uma média de 1,5 gol.

 

Athletico Paranaense destoa na relação entre topo da tabela e posse de bola: o clube passa, em média, 55,8% do tempo de jogo no comando. Entretanto, ocupa a 18ª posição da tabela - compondo os quatro clubes que estão na zona de rebaixamento.

 

Opinião dos colunistas

 

 

Menon

Santos perde com crianças em campo. Pelé e Coutinho. Neymar. Diego e o condenado por estupro. Juari. O Santos sempre lançou adolescentes. Os raios não se cansam de cair na Vila Famosa.

Juca

Verdão não agrada e goleia. E quando agradar? O primeiro tempo corria lento em Goiânia, monótono, modorrento, daqueles que até os jogadores pedem cama, imagine quem o vê.

 

Julio Gomes

Inter e Flamengo fizeram um senhor jogo de futebol. O resultado importa? Sim, claro que importa. Essencialmente para os torcedores e, claro, para os profissionais envolvidos.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!