Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Flávio Dino critica Jair Bolsonaro por afirmar que não vai comprar vacina de laboratório chinês
24/10/2020 08:56 em NOTÍCIA

Nesta sexta-feira (23), o governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB), criticou o presidente Jair Bolsonaro por ele ter se manifestado contra a compra de vacina da Covid-19 produzida por laboratório chinês.

 

 

 

O governador destacou que o Ministério da Saúde já havia sinalizado que pretendia adquirir as vacinas produzidas pela parceria do laboratório chinês Sinovac com o Instituto Butantan, porém voltou atrás após declarações do presidente da República.

 

 

De acordo com o governador, cerca de nove vacinas estão na fase 3 de testes, mas o Brasil não detém validação de nenhuma das nove. Entretanto, o país possui duas que estão em fase avançada, a do Instituto Butantan, em São Paulo, e a da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

 

 

“Essas são as duas vacinas que estão mais próximas de certificação final em nível internacional e também no Brasil. Qual é a posição do governo do Maranhão? É de que as vacinas disponíveis devem ser incorporadas ao Programa Nacional de Imunização e ofertadas a população com a maior velocidade possível” , fala o governador.

 

 

Flávio Dino afirmou que pretende separar recursos do governo do estado, para que se for necessário, comprar as vacinas, caso o Poder Judiciário não consiga resolver essa situação com o presidente da República.

 

 

Além disso, o governador destacou o retorno da testagem drive-thru, em decorrência do aumento do número de casos da Covid-19 no estado. O funcionamento vai ser no estacionamento do Parque do Rangedor (Av. Dep. Luis Eduardo Magalhães) a partir desta segunda-feira (26). O atendimento será realizado até o dia 13 de novembro, das 8 às18h, de segunda a sexta, com o público-alvo direcionado para idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

 

 

“Isto é um sinal de que a vacina é o único caminho pelo qual nós podemos nos livrar do coronavírus, se há ilusões de outro tipo, se há mentiras de outro tipo, elas não encontram guarida na minha análise semanal’’ ressalta o governador Flávio Dino.

 

 

O governador falou sobre a importância do uso de máscaras e das normas preventivas para evitar aglomerações, pois quando há um relaxamento desses cuidados básicos, os números são identificados nas unidades de saúde, sobretudo em São Luís.

 

 

No que se refere a taxa de letalidade, segundo o governador, o Maranhão está pela terceira semana seguida em estado de estabilidade, com queda de 15%. Até o momento, 194 pessoas estão internadas na rede estadual em razão do coronavírus.

 

 

Ainda durante entrevista coletiva, o governador ressaltou a retomada do funcionamento de cinemas e teatros no Maranhão com 50% da capacidade, limitando em até 150 pessoas por sessão.

 

 

Coronavírus no Maranhão

 

Nessa quinta-feira (22), o Maranhão chegou a 182.944 casos e 3.968 mortes pela Covid-19, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Nas últimas 24 horas, foram registrados 461 novos casos de infecção pela doença.

 

Dos novos casos, 61 foram na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 96 em Imperatriz e 306 nos demais municípios do estado. Ao todo, foram contabilizados oito óbitos em oito municípios.

 

Até o momento, o Maranhão possui 3.418 casos sob suspeita. O número de recuperados subiu nesta quinta e chegou a 175.774.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!