Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Irmã de sequestrador de ônibus na Ponte Rio-Niterói critica julgamentos: 'Não era bandido'
NOTÍCIA
Publicado em 24/08/2019

A irmã de Willian Augusto da Silva, que sequestrou um ônibus na Ponte Rio-Niterói, na terça-feira, postou em seu perfil numa rede social nesta sexta-feira um relato de despedida. Thayná Silva falou que a morte de Willian é um momento difícil para a família e criticou também os julgamentos que tem ouvido sobre o rapaz.

"As pessoas que estão julgando, falando asneiras sem te conhecer são desumanas, e provavelmente devem ser perfeitas porque né...", escreveu, defendendo o jovem de 20 anos. "Meu irmão? Não era bandido! Não era ladrão! Não era assassino! Não era estrupador! Meu irmão não era nada disso. Sabe quem era meu irmão? Um garoto incrível e inteligente, tinha força de vontade porque nossos pais sempre ensinou isso (sic), ele ria o tempo todo, brincava o tempo todo e estranhavamos (sic) quando você se fechava".

Willian manteve 39 pessoas como reféns do ônibus 2520 por quase 4h. Ele aos poucos liberou alguns passageiros até que, num momento em que saiu do coletivo, foi atingido por seis disparos efetuados por um atirador de elite do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Durante as negociações, a via expressa foi interditada em ambos os sentidos. O ônibus havia saído de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, e tinha como destino o bairro do Estácio, na região central do Rio.

Parentes de Willian disseram que começaram a notar mudanças no comportamento dele no começo deste ano, quando, durante um churrasco, ele teria tido um surto psicótico. No post, Thayná contou que o irmão estava doente e sofrendo, mas "nunca deixou" de "amar e cuidar" de sua família. Ela afirmou lembrar dele como um jovem engraçado e implicante.

"São tantas, tantas, tantas coisas boas meu irmão! Eu te amo muito, sempre dizia isso que te amava e tô tentando planejar como vou viver dia a pós dia sem você e tentando ter forças para ajudar meus pais porque não está sendo fácil, principalmente para nossa mãe".

Segundo a polícia, ele teria agido de forma premeditada. Willian embarcou com uma mochila na qual levava uma réplica de pistola, uma arma de choque e uma faca. Também carregava potes feitos com garrafas PET recortadas, barbante e um recipiente cheio de gasolina. No coletivo, ele montou uma espécie de varal no teto do veículo, e, após pedir um isqueiro a um passageiro, ameaçou provocar um incêndio.

A decisão de atirar, que terminou com o sequestro, foi motivada pelo receio de que o sequestrador ateasse fogo ao ônibus. Mesmo baleado, seria possível causar com uma simples fagulha um grande incêndio porque havia gasolina espalhada por todo o veículo.

Antes de sequestrar o ônibus, Willian usou o telefone celular para pesquisar sobre o ataque a tiros que aconteceu numa escola em Suzano, em São Paulo. Na Delegacia de Homicídios, a família dele contou que, em janeiro, durante um churrasco, ele teve um surto psicótico. surto psicótico. Disse que se sentia deprimido, que estava sofrendo muito e que ouvia “vozes dentro da cabeça”.Willian não chegou a receber atendimento médico e nunca tratou a depressão.

Leia abaixo a publicação na íntegra:

"Meu irmão? Não era bandido! Não era ladrão! Não era assassino! Não era estrupador! Meu irmão não era nada disso. Sabe quem era meu irmão? Um garoto incrível e Inteligente, tinha força de vontade porque nossos pais sempre ensinou isso, ele ria o tempo todo, brincava o tempo todo e estranhavamos quando você se fechava.

Meu irmão? Ele era melhor amigo dos meus pais! A gente brigava mas era coisa de qualquer outros irmãos, e até disso sinceramente vou sentir falta. Mesmo longe meu irmão inventava assuntos para conversarmos sempre, nem que fosse pra falar do joguinho novo que saiu na play store.

Meu irmão tinha tudo para ser um cara incrível, a inteligência dele era surreal, vocês não tem noção de quanto o meu menino era inteligente, ele era o cara que fazia tudo pela família, gostava de cozinhar... Lembro como se fosse ontem que ficavamos vendo filme até tarde e sentíamos fome e você ia até a cozinha fazer macarrão ou qualquer outra coisa para comermos tarde da noite escondido da minha mãe kk. Lembro que você ficava muito nervoso quando eu atrapalhava seu sono, me desculpa também por isso, prometo que nunca mais vou fazer isso.

Essa noite eu ouvi você no pé da cama dizendo "vocês são tudo doido" e rindo, isso era bem a sua cara né irmão?! Você também falava pra implicar comigo que você iria trabalhar ser rico e eu seria sua empregada doméstica, lembra? kkkkk. É irmão quanta saudade você vai me deixar, eu era 24h grudada em você, depois que me casei nos distanciamos um pouco porque eu tinha minha vida mas sempre nos falávamos por WhatsApp.

No meu aniversário você estava tão tão feliz, olha que eu estranhei pra falar a verdade mas fiquei até feliz, você me abraçava, me beliscava, dançava comigo. No final dormiu na minha casa e quando foi de manhã bem cedinho ouvi um barulho e lá estava você limpando o quintal, toda a bagunça da festa enquanto todos estavam descansando, tá vendo como você tinha o coração bom!

Lembro a primeira vez que você foi na minha casa e disse "é tão legal vim na casa da minha irmã, abrir geladeira, armário" e começou a ri... É meu irmão se eu ficar aqui escrevendo todas as coisas boas que sei de você, vou ficar por muito tempo aqui, porque só tenho coisas boas para lembrar de você. Não queria que seu fim fosse assim não mesmo e você sabe disso!

As pessoas que estão julgando, falando asneiras sem te conhecer são desumanas, e provavelmente devem ser perfeitas porque né... Na verdade não são perfeitas não, são podres por dentro, pessoas com coração ruim e que tem uma vida infeliz.

Sei que você deixou a doença te vencer, é triste? Sim muito, sei que os últimos meses você estava sofrendo muito mas nunca deixou de nos amar, cuidar, e fazer a suas piadas!

São tantas, tantas, tantas coisas boas meu irmão! Eu te amo muito, sempre dizia isso que te amava e tô tentando planejar como vou viver dia a pós dia sem você e tentando ter forças para ajudar meus pais porque não está sendo fácil, principalmente para nossa mãe.

Eu sempre vou me lembrar de você, e agradeço por esses 20 anos incríveis, como irmão,como filho, como qualquer outra coisa! Eu te amo e a saudade dói como eu sempre disse que doeria! Meu irmão amado, olha pela gente dai de cima, cuida da gente tá? Sei que sua morte não será em vão como você dizia que não seria, e creio que não foi. Eu te amo muito, tá?

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online