O advogado e ex-secretário de Comunicação do governo Jair Bolsonaro, Fabio Wajngarten, criticou as movimentações por uma candidatura única da direita em 2026 que tente se descolar de Jair Bolsonaro, que está inelegível.
Em declaração nas redes sociais neste domingo (11), Wajngarten afirmou que "direita sem Bolsonaro é direita sem voto" e ameaçou trabalhar por uma chapa puramente bolsonarista, caso o projeto ganhe força.
Wajngarten também alfinetou políticos que buscam se projetar com o capital político do bolsonarismo, mas que estariam dispostos a se afastar de Bolsonaro para conquistar novos eleitores. “Tem muitos mandatados batendo palmas. Eleição é voto e o bolsonarismo é usina geradora deles. Vamos ver quem os tem…”, disparou.
As declarações de Wajngarten evidenciam as tensões internas no campo da direita sobre a sucessão presidencial de 2026. Apesar da inelegibilidade de Jair Bolsonaro, imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aliados fiéis seguem defendendo que o movimento bolsonarista não será representado por nomes que busquem "moderação".
A pressão por uma “chapa pura” pode aumentar a fragmentação do campo conservador, desafiando as tentativas de lideranças como Tarcísio de Freitas (Republicanos) de se viabilizar como nome de consenso.