Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Saiba quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil
NOTÍCIA
Publicado em 20/01/2025

Município amapaense supera baianos na lista das maiores taxas de mortes violentas intencionais a cada 100 mil habitantes

São Paulo

Santana, município do Amapá, ocupava a 31ª posição na lista de cidades brasileiras (acima de 100 mil habitantes) mais violentas em 2022, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta quinta (18). No ano passado, porém, ela assumiu a ponta, deixando os municípios baianos para trás.

A cidade amapaense passou de 49,4 mortes por 100 mil habitantes para 92,9, um crescimento de 88,2% em um ano, segundo a versão 2023 do anuário, divulgado nesta quinta-feira (18). A capital Macapá também aparece na lista, em nono, com a taxa de 71,3 mortes violentas.

A imagem mostra várias casas construídas sobre palafitas à beira de um rio. As casas são feitas de madeira e têm telhados de metal. Algumas delas possuem varandas e estão decoradas com roupas penduradas. Ao fundo, há vegetação densa com árvores altas. O céu está nublado.
O município de Santana, no Amapá, é o mais violento do país segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, com 92,9 mortes violentas intencionais a cada 100 mil habitantes - Eduardo Knapp - 7.abr.23/Folhapress

A Bahia continua como o estado com mais cidades violentas nesse relatório, com seis entre as dez. Mas a boa notícia é que duas delas, Jequié e Simões Filho, tiveram queda no número de homicídios.

LEIA MAIS SOBRE O ANUÁRIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA

 

  1. Roubos de celulares caem no Brasil, mas ainda há 1 caso a cada 2 minutos

  2. Ex-cidade mais violenta do Brasil agora tem a polícia que mais mata

  3. Disputa de facções por porto e letalidade policial fazem de cidade do Amapá a mais violenta do Brasil

  4. Assassinatos de pessoas LGBTQIA+ aumentaram 42% no Brasil em 2023

  5. Registros de casos de racismo aumentaram 127% no Brasil em 2023; injúria racial também cresce

  6. Brasil teve 1 registro de mulher estuprada a cada 6 minutos em 2023

  7. Mortes violentas continuam em queda no Brasil, mas sobem em seis estados

  8. Com 2 milhões de casos por ano, estelionato é crime mais recorrente na maioria dos estados brasileiros

A lista foi feita a partir da categoria Mortes Violentas Intencionais (MVI), que corresponde à soma das vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço e fora (em alguns casos, contabilizadas dentro dos homicídios dolosos).

 

Desta forma, a categoria MVI representa o total de vítimas de mortes violentas com intencionalidade definida de determinado território.

Confira abaixo a lista:

 
 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online