O que aconteceu
A medida provisória que limita os créditos do PIS (Programa de Integração Social) e da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) pode elevar o preço da gasolina, do etanol e do diesel, de acordo com distribuidoras e representantes de postos de combustível.
O impacto nas bombas está sendo estimado entre 4 a 11 centavos nos combustíveis.
A medida começou a valer na última semana e foi implementada pelo governo federal para compensar a desoneração da folha de pagamento para 17 setores e pequenos municípios,
A MP restringe o uso de créditos tributários e o ressarcimento em dinheiro, em alguns casos, para abater o pagamento de outros tributos, como imposto de renda e contribuição previdenciária.
Ela está sendo chamada por setores econômicos de "MP do fim do mundo", porque as empresas vão ter que desembolsar mais dinheiro do seu caixa para bancar essas obrigações tributárias.
O IBP estimou um impacto de 10 bilhões de reais para o setor de distribuição de combustíveis.
A gasolina é o item que mais pesa nos cálculos do IPCA. O impacto inflacionário de uma alta da gasolina.
Pelos cálculos do instituto, a gasolina pode ter aumentos de 4% a 7%, ou 0,20 a 0,36 real por litro nas distribuidoras, enquanto o diesel pode encarecer 1% a 4%, ou 0,10 a 0,23 real por litro.