Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o paciente que veio a óbito pela doença era morador de São Luís. Em todo o Estado, há 1.643 casos prováveis de dengue e 573 casos confirmados.
O Maranhão registrou o primeiro caso de morte por dengue no ano de 2024. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o paciente que veio a óbito pela doença era morador de São Luís. Além dessa, outras 10 mortes estão em investigação, de acordo com o informe semanal do Programa Estadual de Controle das Arboviroses.
Os óbitos que estão sob investigação ocorreram nas cidades de Arari, Bela Vista do Maranhão, Brejo, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Pinheiro e São Luís. Em todo o Estado, há 1.643 casos prováveis de dengue e 573 casos confirmados. Dos 217 municípios, 61 municípios têm casos confirmados e 129 têm casos prováveis da doença.
São Luís acumula 256 casos prováveis e 163 confirmados de dengue até a última semana. Os dados de dengue e outras arboviroses apresentados no informe referem-se ao período entre as Semanas Epidemiológicas (SE) 01 a 09 de 2024, com comparações com o mesmo período de 2023.
Sintomas
Os principais sintomas relacionados à dengue são febre alta de início repentino, dor atrás dos olhos, mal estar, prostração e dores no corpo. O vírus da dengue pode ser transmitido ao ser humano principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.
Cuidados
A melhor forma de prevenção contra a dengue é evitando a proliferação do mosquito. Para evitar isso, é necessário eliminar objetos que acumulem água e são potenciais criadouros, fazendo vistorias regulares em recipientes que armazenam o líquido, como caixas d'água. Além disso, o repelente é uma outra opção de evitar a doença.
Por g1 MA — São Luís
05/03/2024 09h54 Atualizado há 22 horas