Rio Mearim encobriu pontes e deixou casas, pastagens e plantações alagadas. Em menos de 15 dias, essa é a segunda enchente registrada na região.
Moradores do povoado Flor do Dia, localizado na zona rural de Formosa da Serra Negra, cidade a 481 km de São Luís, estão isolados devido e enchente do Rio Mearim. O município é um dos afetados pela fortes chuvas que atingem a área.
Devido as chuvas, o Rio Mearim transbordou, encobriu pontes e deixou casas, pastagens e plantações alagadas. Com isso, os moradores do povoado Flor do Dia ficaram isolados após a ponte que liga a área ao município ter desabado por conta do temporal.
Essa é a segunda enchente na área em menos de 15 dias. Ao menos quatro famílias precisaram sair de suas casas devido as chuvas.
Por conta das enchentes, a Prefeitura de Formosa da Serra Negra decretou situação de emergência na cidade, já que a água também danificou as estradas da cidade.
A Defesa Civil do Maranhão informou que está monitorando toda a região com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e que as informações são enviadas para a sala de situação em São Luís, que orienta sobre as ações que serão tomadas.
Toda a região sul do Maranhão está incluído no alerta de chuvas intensas. Nas últimas 24 horas, choveu em todas as cidades que integram a região.
Chuvas no Maranhão
Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até a próxima sexta-feira (8), 216 cidades do Maranhão estarão em alerta amarelo. Apenas Alto Parnaíba não recebeu este alerta.
Segundo o Inmet, o alerta amarelo é considerado um nível mais moderado em relação ao laranja e o vermelho. A previsão do Instituto aponta chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40-60 km/h.
Por g1 MA — São Luís, MA
05/03/2024 16h08 Atualizado há 16 horas