O Santos perdeu por 2 a 1 para o Fortaleza, na Vila Belmiro, e está rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.
O Santos saiu atrás com Marinho na Lei do Ex, mas empatou com Messias no segundo tempo e levou o segundo, com Lucero, nos acréscimos. As vitórias do Vasco por 2 a 1 contra Red Bull Bragantino e do Bahia por 4 a 1 sobre o Atlético-MG derrubaram o Peixe.
O jogo foi muito nervoso na Vila, com a torcida tentando se dividir entre o jogo do Santos e os de Vasco e Bahia. O Peixe melhorou no segundo tempo, empatou e teve chances para virar, mas não teve forças para reagir e evitar o inédito rebaixamento em 111 anos. Houve invasão de campo e diversas bombas após o segundo gol do Fortaleza.
O Santos é rebaixado justamente no "Brasileirão Rei", a primeira edição da competição nacional após a morte de Pelé em dezembro.
O Santos termina o Campeonato Brasileiro na 17ª colocação, com 43 pontos. O Fortaleza, que cumpria tabela, ficou no 10º lugar, com 54 pontos.
Fortaleza melhor no primeiro tempo
O Santos fez uma etapa inicial ruim e assistiu o Fortaleza jogar. Por muitas vezes, os visitantes pareciam ser os necessitados de vitória.
Mesmo com postura aquém do esperado e desorganizado, o Peixe assustou em bolas longas com Jean Lucas, Marcos Leonardo, Furch e Soteldo. O Fortaleza, porém, parecia sempre mais perto do gol.
Aos 38 minutos, o Santos foi tudo para o ataque em escanteio. Na sobra, João Basso bateu mal, a bola rebateu, e Pochettino armou o contra-ataque para Marinho, na Lei do Ex, deslocar João Paulo e abrir o placar. Na comemoração, o atacante pediu silêncio aos santistas.