Neste domingo, ocorreu a apuração e divulgação de resultados.
Os resultados das eleições para Conselhos Tutelares começaram a ser divulgados ainda neste domingo (1º) e cerca de 30 mil pessoas estão aptas para atuar na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
As eleições para Conselhos Tutelares são responsabilidade de cada Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Com isso, a divulgação dos conselheiros eleitos fica a cargo de cada cidade.
Neste domingo, ocorreu a apuração e divulgação de resultados. Na terça-feira (3), ocorrerá a publicação da lista no Diário Oficial de cada município e no 10 de janeiro de 2024, a posse dos conselheiros tutelares eleitos.
De acordo com o G1, no entanto, em alguns municípios ocorreram problemas, como no caso de Belo Horizonte: A Defensoria Pública recomendou que a votação do Conselho Tutelar seja anulada no local. No documento, o órgão argumenta que a prefeitura de BH se recusou a utilizar as urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aos municípios, "sendo a única capital do país nesta condição".
Com isso, nas primeiras horas de votação, foram constatadas lentidão e quedas no sistema desenvolvido pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), o que provocou filas e longa espera.