Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Por que só um estado brasileiro não foi afetado pelo apagão nacional?
16/08/2023 08:41 em NOTÍCIA

Quedas de energia nas cinco regiões do Brasil foram registradas na manhã de hoje. Cidades de 25 estados mais o Distrito Federal foram afetadas, e apenas em Roraima não houve registro de apagão.

Roraima é o único estado brasileiro ainda desconectado do SIN (Sistema Interligado Nacional), responsável pela produção e transmissão de energia elétrica. Atualmente, segundo informações do governo federal, os moradores de Boa Vista e de cidades próximas contam basicamente com usinas termelétricas movidas a óleo diesel, gás natural, biomassa e uma pequena central hidrelétrica.

Ligação ao sistema nacional. Coincidentemente, no início deste mês, o presidente Lula (PT) assinou uma ordem de serviço que autoriza o início das obras que vão finalmente conectar Roraima ao Sistema Interligado Nacional. Ao todo, serão investidos R$ 2,6 bilhões no projeto, que vai substituir usinas termelétricas e "garantir energia confiável, limpa e renovável".

O decreto também amplia a possibilidade de intercâmbio de energia elétrica com países vizinhos. "O decreto vai permitir realizar contratos para a trazer energia limpa e renovável da Venezuela, da usina de Guri, que volta a ter um papel importante para garantir energia barata e sustentável para Roraima e para o Brasil", destacou o ministro Alexandre Silveira em nota divulgada pelo governo federal.

De 2001 a 2019, o estado de Roraima foi abastecido com a energia elétrica via Linhão de Guri, que ligava Boa Vista ao complexo hidrelétrico de Guri, em Puerto Ordaz. Após uma série de apagões no país vizinho, em 2019, o fornecimento foi interrompido e, desde então, Roraima é dependente de energia de termelétricas.

Agora, a expectativa do governo é beneficiar até 500 mil famílias até 2026 com a nova fase do Luz para Todos.

O que aconteceu:

Relatos de falta de energia iniciaram por volta das 8h30. Dados em tempo real do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) mostraram uma queda abrupta na carga e geração de energia entre 8h30 e 8h44, com tendência de estabilidade a partir de 9h. Já houve normalização completa nos estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Em nota, o ONS confirmou: "uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados". A causa da queda é apurada.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

ONS, em nota

O Ministério de Minas e Energia informou que "está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível", além de ter criado "uma sala de situação" para acompanhar o caso e determinou a apuração do incidente.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!