Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Equatorial aponta 'esquema de alívio de carga' como causa de apagão no Brasil
15/08/2023 16:39 em NOTÍCIA

Falta de energia foi sentida todos os estados em que há concessão do grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul).

O Grupo Equatorial Energia informou que a atuação do 'Esquema Regional de Alívio de Carga' causou a interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país a partir das 8h30 desta terça-feira (15).

O esquema consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema. Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, a normalização já foi iniciada, segundo a empresa.

ONS

Por parte do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o apagão elétrico que afetou pelo menos 18 estados e o Distrito Federal foi causado por uma "ocorrência na rede de operação", mas sem detalhes.

Segundo o operador, o problema interrompeu a transmissão de 16 mil megawatts (MW) de carga, o que levou à falta de energia em estados do Norte, do Nordeste e do Sudeste.,

A 'Ocorrência no sistema', segundo a ONS, provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste. Com isso, a interrupção no Sul e no Sudeste "foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência". As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

O g1 apurou que houve relatos de falta de energia em todas as regiões do país. Também em nota, o Ministério de Minas e Energia reafirmou as informações do ONS e declarou que o ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma "sala de situação" para monitorar o caso.

Por g1 MA — São Luís

15/08/2023 09h22  Atualizado há 5 horas

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!