Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
TCU fará auditoria em gastos do governo Lula com cartão corporativo a pedido da Câmara
NOTÍCIA
Publicado em 17/06/2023

TCU fará auditoria em gastos do governo Lula com cartão corporativo a pedido da Câmara

Requerimento para apuração é do deputado Kim Kataguiri e foi aprovado pela Comissão de Fiscalização Financeira

A Câmara dos Deputados determinou que o Tribunal de Contas da União (TCU) faça uma auditoria nos gastos do governo Lula com cartão corporativo.

O presidente Lula durante entrevista no Palácio do Itamaraty - Gabriela Biló - 1 jun. 2023/Folhapress

PENTE

O requerimento com o pedido para que a Corte passe um pente fino nos gastos é de autoria do deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP), e foi aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, presidida pela deputada Bia Kicis (PL-DF), aliada de primeira hora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

MESMA HORA

Órgão auxiliar do Congresso, o TCU tem que dar preferência a pedidos de parlamentares, e a auditoria deve começar em breve.

TUDO JUNTO

Em fevereiro, o tribunal aprovou a abertura de uma apuração sobre a legalidade dos gastos do governo de Bolsonaro utilizando os mesmos cartões entre outubro e dezembro de 2022.

O pedido inicial para uma devassa nos cartões do ex-presidente também foi apresentado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, a partir de um balanço divulgado pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO).

LIMITE

No documento, o parlamentar afirmou ter identificado um aumento de 108% nos gastos dos cartões no período indicado, segundo cálculo com base em dados do Portal da Transparência.

Segundo ele, houve uma "explosão de gastos no período eleitoral".

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online