Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Chuvas geram abismos de até 70 metros e famílias ficam desabrigadas em Buriticupu, no MA
28/03/2023 09:29 em NOTÍCIA

Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 27 famílias tiveram que sair de casa em razão de um fenômeno que já 'engoliu' 50 casas nos últimos anos.

As fortes chuvas e a erosão do terreno geraram abismos de até 70 metros de profundidade e 500 metros de comprimento em Buriticupu, a cerca de 415 de km de São Luís. As crateras forçaram a saída dos moradores do local (veja no vídeo acima).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, nas últimas semanas cerca de 27 famílias precisaram ser retiradas das áreas de risco e agora estão morando em abrigos e recebendo aluguel social. O maior medo está no perigo de que casas sejam "engolidas" pelos abismos (veja abaixo), como já aconteceu no passado.

No dia 19 de março, 36 pessoas foram resgatadas na região Buriticupu, e também Santa Luzia, com a ajuda de helicópteros do Centro Tático Aéreo (CTA). Ao menos cinco vilas, nos dois municípios, que ficam localizadas em uma área de vale, foram atingidas por lama de deslizamentos. Segundo o CTA, uma base de apoio às equipes de buscas foi montada no povoado Faísa, em Buriticupu.

Já último domingo (26), a Defesa Civil Nacional esteve na cidade para mapeamento e elaboração de estudos técnicos e relatórios das áreas atingidas pelas erosões e das estradas cortadas pelas fortes chuvas. A Prefeitura de Buriticupu ainda busca mais recursos que ajudem a conter o avanço das erosões e a evacuar as famílias dos locais de risco.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e o Ministério das Comunicações também estiveram no Maranhão para prestar apoio aos municípios atingidos pelas fortes chuvas.

Esses enormes abismos são provocados por um fenômeno geológico chamado de 'voçoroca', que acontece em áreas onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo. Com isso, fortes chuvas deixam os terrenos ainda mais suscetíveis a desmoronamentos.

Segundo a Prefeitura de Buriticupu, esse fenômeno atinge o município há décadas e já 'engoliu' 50 casas nos últimos anos, por causa do desmatamento.

Por causa das chuvas intensas, 49 municípios do Maranhão (veja a lista no final da matéria) decretaram Situação de Emergência. De acordo com Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), seis pessoas morreram, 31.230 famílias foram afetadas e 5.843 estão desabrigadas e desalojadas no estado.

Equipes do CBMMA, prefeituras, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) estão monitorando as áreas afetadas e prestando apoio às vítimas das fortes chuvas, com o envio de cestas básicas e colchões.

Veja a lista dos 49 municípios em Situação de Emergência no Maranhão:

Afonso Cunha

Alto Alegre

Arame

Açailândia

Bacabal

Barra do Corda

Barreirinhas

Boa Vista do Gurupi

Buriti

Buriticupu

Cantanhede

Conceição do Lago Açu

Coroatá

Esperantinópolis

Governador Nunes Freire

Graça Aranha

Grajaú

Itaipava do Grajaú

Igarapé Grande

Jenipapo dos Vieiras

Joselândia

Lago da Pedra

Marajá do Sena

Mirinzal

Nina Rodrigues

Olinda Nova do Maranhão

Paço do Lumiar

Pedreiras

Pindaré-mirim

Pinheiro

Poção de Pedra

Presidente Vargas

Raposa

Rosário

Santa Inês

Santa Luzia

Santo Antônio dos Lopes

São Benedito do Rio Preto

São João do Caru

São José de Ribamar

São Luís

São Luís Gonzaga

São Vicente Ferrer

Trizidela

Tuntum

Tufilândia

Tutóia

Viana

Zé Doca

Por Rafael Cardoso e Geisa Almeida*, g1 MA — São Luís

27/03/2023 10h59  Atualizado há 17 horas

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!