Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Maranhão tem alerta laranja para chuvas intensas e ventos de até 100 km/h
25/03/2023 08:55 em NOTÍCIA

Durante esse período há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas; aviso vale até as 11h deste sábado (25).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta sexta-feira (24), um alerta laranja de chuvas intensas para o Maranhão. O aviso vale até as 11h deste sábado (25).

O alerta laranja (perigo) prevê para o estado do Maranhão chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Durante esse período há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Cuidados

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda de descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Durante as chuvas, deve-se evitar a manutenção em telhados e cercas elétricas devido ao risco de ser atingido por descargas atmosféricas (raios).

Se estiver na rua, não fique em áreas como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros, locais elevados ou embaixo de postes e fiação elétrica. O recomendado é procurar um abrigo.

Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.

Em casos de alagamento, procure um local, longe de postes e árvores, e espere o nível da água baixar. Mas, se notar que o carro está sendo arrastado pela água, abandone o veículo e procure um local seguro. Por segurança e após avaliação técnica em áreas alagadas, às vezes, é necessário fazer o desligamento da energia, com o propósito de evitar acidentes envolvendo rede elétrica. Logo que o nível da água baixar, a energia voltará a ser religada com segurança para todos.

Municípios em Situação de Emergência

Trinta e sete municípios maranhenses estão em Situação de Emergência por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Os mais afetados são Pedreiras e Trizidela do Vale que sofrem com a enchente do rio Mearim, que já está oito metros acima do nível normal.

Veja a lista de municípios em Situação de Emergência no Maranhão:

 

Jenipapo dos Vieiras

São Luís

São José de Ribamar

Paço do Lumiar

Raposa

São Benedito do Rio Preto

Viana

Joselandia

Itaipava do Grajaú

Conceição do Lago Açu

Barra do Corda

São Luís Gonzaga

Arame

Afonso Cunha

Alto Alegre

Barreirinhas

Buriti

Coroatá

Esperantinópolis

Governador Nunes Freire

Graça Aranha

Grajaú

Lago da Pedra

Pedreiras

Pinheiros

Poção de Pedra

Santa Inês

Santa Luzia

Santo Antônio dos Lopes

São João do Caru

Trizidela

Tuntum

Zé Doca

Boa Vista do Gurupi

Buriticupu

Pindaré-Mirim

Mirinzal

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!