O mês de novembro teve a segunda pior marca de desmatamento na Amazônia Legal na série histórica monitorada pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) desde 2015.
Os números mostram que, no mês de novembro de 2022, foram desmatados mais de 550 km² da área que engloba nove estados, entre eles o Maranhão.
Desde o começo da análise dos dados em 2008 a Amazônia Legal Maranhense perdeu, segundo o Inpe, uma área de mais de 6 mil km². Só neste ano, foram desmatados 245 km²na Amazônia legal no estado do Maranhão.
O que ainda resta de floresta no MA
Em números, dados do MapBiomas indicam que o Maranhão tem pouco mais de 11 milhões de hectares de formação florestal do bioma amazônico. Desse território, 85% ainda com vegetação nativa está em áreas indígenas e Unidades de Conservação de proteção integral.
Em São Luís, as únicas áreas onde ainda resta floresta amazônica estão nas Unidades de Conservação dos Parques do Bacanga e do Rangedor, além das Áreas de Proteção Ambiental do Itapiracó e da Região do Maracanã.
Os motivos da perda da floresta foram as queimadas por conta do clima, da ação de criminosos e a exploração ilegal de madeireiros, de acordo com os especialistas.
Fonte: https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2022/12/11/amazonia-legal-maranhense-perdeu-mais-de-245-km-so-em-2022.ghtml