Motor de 720 cavalos e canhão: governo compra 98 blindados por R$ 5 bilhões
29/11/2022 09:09 em NOTÍCIA

O governo anunciou a compra de 98 blindados com canhões a um custo de 900 milhões de euros (R$ 5,07 bilhões). O contrato deve ser assinado em 5 de dezembro, a menos de um mês para o fim do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Chamados de Centauro 2, os novos veículos são produzidos pelo consórcio italiano CIO (Oto Melara) —formado por Iveco e Leonardo.

O Centauro 2 pesa 30 toneladas, mas consegue atingir uma velocidade de 105 km/h em pistas pavimentadas, conforme a ficha técnica apresentada pela empresa.

Isso se deve ao motor com mais de 720 cavalos que, segundo a fabricante, oferece "desempenhos inigualáveis em termos de velocidade e aceleração".

O veículo tem autonomia de percorrer até 800 quilômetros em uma velocidade de 70 km/h.

O blindado tem tração nas rodas 8x8, que precisa ser acionado por um sistema manual, conforme o site especializado Defesa Net.

A quarta roda, ainda segundo a publicação, pode também funcionar com um ângulo bem menor que as duas dianteiras, quando o veículo necessita fazer manobras em locais estreitos, e com velocidade inferior a 20 km/h.

Segundo o consórcio fabricante, uma série de sistemas —como o controle digital da pressão dos pneus e a nova suspensão— permitem que o blindado se desvencilhe de qualquer tipo de terreno.

Com canhão de 120 mm, o Centauro 2 tem blindagem balística superior a outros modelos, ainda conforme a CIO.

As melhorias no casco e na torre, entre outros itens, permitem que o veículo seja capaz de lidar com ameaças como minas, IEDs (Improvised Explosive Device, na tradução Dispositivo Explosivo Improvisado) e as munições cinéticas de última geração.

O veículo tem capacidade para transportar três pessoas - o comandante, o artilheiro e o carregador.

A fabricante observa que a segurança da tripulação foi aumentada, com uma melhor distribuição de munição de reserva e estoques dentro do casco, além dos sistemas de combate a incêndio e antiexplosão de última geração.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!