Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
“Lula segue com 70% de chance de vencer”, diz instituto que menos errou
Política
Publicado em 04/10/2022

O cientista político Andrei Roman, CEO do AtlasIntel, instituto que menos errou nos resultados da pesquisa presidencial deste ano, afirma que o ex-presidente Lula segue o favorito da disputa, com uma probabilidade de 70% de chance de vencer, na comparação com 30% de chances de Bolsonaro.

O instituto ganhou reputação a partir de 2020, por ter sido reconhecido entre especialistas americanos como o que mais acertou resultados nas eleições presidenciais daquele país. Agora, entretanto, previu na pesquisa de sábado 50,3% para Lula e 41,1% para Bolsonaro no primeiro turno, dentro de uma margem de erro de 1%. O resultado foi 48,43% para Lula e 43,2% para Bolsonaro.

Nesta entrevista à coluna, Andrei diz onde enxerga o erro e explica por que prevê que, caso quem se absteve no primeiro turno saia para votar no segundo, o movimento tende a favorecer Lula.

Qual a probabilidade com que o AtlasIntel trabalha para cada lado?

``Considero que há 70% de chance de o Lula vencer e 30% de ser o Bolsonaro.``

Se a forte abstenção que houve no primeiro turno, de 33 milhões de pessoas, for menor no segundo turno, quem é favorecido por isso?

``Preponderantemente ajuda mais o Lula do que o Bolsonaro, porque o eleitorado do Bolsonaro é mais mobilizado do que o do Lula. Se esse eleitor sair de casa no segundo turno, tende a votar mais no Lula do que no Bolsonaro.``

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online