Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Quaest: Lula oscila para cima e volta a ter 44%; Bolsonaro estabiliza
21/09/2022 08:30 em Política

Pesquisa Quaest realizada de forma presencial, contratada pela Genial Investimentos e divulgada hoje, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 44% as intenções de voto no cenário estimulado, quando os entrevistados recebem uma lista com os nomes dos candidatos.

O petista voltou à pontuação que tinha há duas semanas, oscilando dois pontos positivamente em relação ao último levantamento, publicado em 13 de setembro. Em segundo lugar está o presidente Jair Bolsonaro (PL), que manteve os 34% da semana passada.

Segundo a Lei das Eleições do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para o candidato vencer a eleição sem necessidade de 2º turno ele precisa de 50% dos votos válidos mais 1. A pesquisa aponta Lula com 48,9% dos votos válidos. Por conta da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, há a possibilidade do petista vencer em 1º turno 

O terceiro lugar é um empate entre Ciro Gomes (PDT), com 6%, e Simone Tebet (MDB), com 5%. Os dois variaram na margem de erro desde a última semana: antes, Ciro tinha 7%, e Simone, 4%.

Soraya Thronicke (União Brasil) se manteve com 1% e empata tecnicamente com Tebet. Os demais candidatos não pontuaram.

A pesquisa entrevistou 2.000 pessoas face a face, entre os dias 17 e 20 de setembro. Segundo o instituto, o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-04459/2022 e custou R$ 125.896,48.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!