BTG/FSB: Lula cresce três pontos e amplia vantagem; Bolsonaro segue com 35%
19/09/2022 08:55 em Política

Pesquisa do Instituto FSB realizada por telefone, contratada pelo banco BTG Pactual e divulgada hoje, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu três pontos e segue na liderança da disputa pela Presidência. O petista tem 44% das intenções de voto, ante 41% registrados na sondagem anterior, realizada na semana passada.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, ficou estável com 35% e aparece em segundo. O resultado é da pesquisa estimulada, quando os entrevistados recebem uma lista prévia de candidatos.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) oscilou dois pontos para baixo e ficou com 7%. A senadora Simone Tebet (MDB) também flutuou negativamente em dois pontos e registrou 5%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.

A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) ficou estável com 1% das intenções de voto, enquanto o cientista político Luiz Felipe D'Avila (Novo) oscilou de 1% para 0% —ambos empatam tecnicamente. Soraya empata com Tebet no limite da margem de erro. Os demais candidatos não pontuaram.

Nenhum, brancos e nulos somaram 4%; não sabem ou não responderam foram 3%. 

Em votos válidos, quando são descartados os votos em branco, nulos e os que não responderam, Lula tem 47% das intenções de voto. Bolsonaro registrou 37%.

Ciro ficou com 8% dos votos válidos, e Tebet, com 6% — eles empatam tecnicamente dentro da margem. Os demais candidatos somaram 2%.

Essa forma de cálculo é a que a Justiça Eleitoral considera para chegar ao resultado das eleições, e foi a primeira vez que a pesquisa BTG/FSB divulgou esse dado.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!