Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Cidade do Maranhão será a primeira do país a fazer eleição simulada com uso do novo modelo da urna eletrônica
19/08/2022 08:34 em Política

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) informou, nesta quinta-feira (18), que o município de Bela Vista do Maranhão, cidade localizada a 241 km de São Luísserá o primeiro e único do país a testar a nova urna eletrônica que será usada nas eleições 2022. A votação simulada acontece no domingo (21), das 8h às 12h.

 

Para esta eleição, foram convocados 10.338 eleitores que votam nas 39 seções eleitorais, distribuídos em 11 locais de votação. A totalização das urnas acontecerá às 13h e a avaliação final, será divulgada às 16h.

 

A eleição simulada é um projeto realizado pelo TRE-MA desde 2004, que tem como objetivo, testar vários dados em um ambiente simulado ao real do dia da votação, só que com candidatos fictícios. Durante a ação, serão também avaliados a atuação dos mesários, fazer medições do tempo eletrônico de votação, transparência e outros testes que servem de parâmetros para a Justiça Eleitoral.

 

 Para participar, os eleitores devem procurar o seu local de votação habitual, com um documento com foto
 
  Nova urna eletrônica

 

De acordo com o TRE-MA, parte do eleitorado maranhense vai conhecer a nova versão da urna eletrônica, que é a primeira que possui uma aparência diferente desde sua criação.

Segundo a Justiça Eleitoral, ela é mais moderna, segura e traz recursos de acessibilidade em termos de segurança, transparência e agilidade. Ela garante uma maior proteção ao sigilo e integridade do voto.

 

A nova urna possui baterias que não demandam recargas a cada quatro meses de armazenamento, tem uma vida útil mais longa, o que diminui os custos de manutenção. Além disso, ela passa a usar pen drives como mídias de aplicação, o processador é mais rápido e o teclado possui duplo fator de contato, que permite detectar erros em caso de mau contato.

 

 O terminal do mesário não possui mais teclas, entretanto, conta com uma tela sensível ao toque, como se vê em smartphones e tablets. Isso possibilitará que, no futuro, a foto dos eleitores também apareçam na tela quando a identificação biométrica for realizada.

 

O novo modelo do terminal do mesário permite ainda maior celeridade no processo de votação, porque o processamento da biometria acontecerá com maior rapidez. Ainda será possível iniciar o processo de identificação da próxima pessoa da fila enquanto a anterior ainda estiver votando.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!