Com uma campanha recorde, a seleção brasileira do técnico Tite se classificou para a Copa do Mundo sem sustos mais uma vez. Já garantida no Mundial do Qatar desde o começo do segundo turno das Eliminatórias Sul-Americanas, o treinador aproveitou as últimas rodadas para colocar jogadores jovens, alguns que conquistaram a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Com o bom desempenho dessa garotada e o mau rendimento de algumas figurinhas carimbadas, a seleção ganhou uma nova cara desde o final de 2021 e a definição dos jogadores que deverão ir para a Copa do Mundo em novembro parece cada vez mais clara. Diria que 20 das 23 vagas já estão fechadas. É possível que a Fifa libere 26 convocados por seleção, Entre as vagas restantes, as dúvidas ficam na zaga, na lateral esquerda e no ataque. Entre os zagueiros, Tite certamente vai levar sua dupla titular (Marquinhos e Thiago Silva), além de Éder Militão, o reserva imediato que vive boa fase no Real Madrid. O quarto zagueiro segue como incógnita. Gabriel Magalhães, do Arsenal, chegou a ser convocado recentemente, mas não conseguiu entrar em campo. Felipe, velho conhecido de Tite nos tempos de Corinthians, vem sendo chamado também, mas não atravessa um bom momento no Atlético de Madri e tem pouquíssimo tempo com a camisa amarelinha. Já Lucas Veríssimo, ex-Santos e que estava bem na Benfica, sofreu uma lesão e só deverá voltar a jogar no segundo semestre.
Entre os laterais esquerdos, o único garantido é Alex Sandro, da Juventus. Nos últimos jogos, Guilherme Arana, do Atlético-MG, ganhou espaço, principalmente pela boa atuação na goleada contra o Chile. Alex Telles, que vem atuando com mais frequência pelo Manchester United, e foi titular contra a Bolívia, não mostrou muita coisa até aqui. Já Renan Lodi, que atravessa uma grande fase no Atlético de Madri, deixou de ser chamado por Tite depois de não ter se vacinado contra a covid-19. Mas ainda corre por fora.
Já no ataque, se pensarmos que Tite vai levar apenas dois meias (Lucas Paquetá e Philippe Coutinho), teremos seis vagas. Mas cinco delas já parecem preenchidas com Neymar, Richarlison, Vinícius Júnior, Raphinha e Antony. Esses últimos três, muito pelo desempenho recente pela seleção. Já Richarlison, que marcou nos dois últimos jogos (Chile e Bolívia), recuperou seu espaço e aproveitou a saída de Matheus Cunha, por lesão, e pela má fase de Gabriel Jesus, Roberto Firmino e até Gabigol, que não convenceu o treinador com a camisa do Brasil.
Prováveis convocados de Tite para a Copa do Mundo. Em vermelho os jogadores com pouca chance de ir ao mundial do Qatar. Em azul, aqueles que brigam pelas vagas restantes.
Goleiros
Alisson (Liverpool-ING)
Ederson (Manchester City-ING)
Weverton (Palmeiras)
Everson (Atlético-MG)
Laterais direitos
Danilo (Juventus-ITA)
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Emerson (Tottenham-ING)
Zagueiros
Thiago Silva (Chelsea-ING)
Marquinhos (PSG-FRA)
Éder Militão (Real Madrid-ESP)
Gabriel Magalhães (Arsenal-ING), Felipe (Atlético de Madri-ESP) ou Lucas Veríssimo (Benfica-POR)
Laterais esquerdos
Alex Sandro (Juventus-ITA)
Guilherme Arana (Atlético-MG) ou Alex Telles (Manchester United-ING)
Renan Lodi (Atlético de Madri-ESP)
Volantes
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Fred (Manchester United-ING)
Bruno Guimarães (Newcastle-ING)
Fabinho (Liverpool-ING)
Arthur (Juventus-ITA)
Gerson (Olympique de Marselha-FRA)
Meias
Lucas Paquetá (Lyon-FRA)
Philippe Coutinho (Aston Villa-ING)
Éverton Ribeiro (Flamengo)
Atacantes
Neymar (PSG-FRA)
Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP)
Richarlison (Everton-ING)
Raphinha (Leeds-ING)
Antony (Ajax-HOL)
Matheus Cunha (Atlético de Madri-ESP), Rodrygo (Real Madrid-ESP), Gabriel Martinelli (Arsenal-ING)
Gabriel Jesus (Manchester CIty-ING)
Roberto Firmino (Liverpool-ING)
Éverton Cebolinha (Benfica-POR)
Hulk (Atlético-MG)
Pedro (Flamengo)
mas isso ainda não foi confirmado.