Ex-presidente tem mais de 30 pontos à frente do seu principal adversário.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, segue sendo o preferido do eleitorado do Maranhão para retomar a Presidência da República em 2022.
É o que mostram os números da última pesquisa Escutec de intenções de votos realizada 2021.
O instituto ouviu nos dias 27 a 29 de dezembro 1,4 mil pessoas em 66 municípios das cinco regiões do Maranhão. O intervalo de confiança da pesquisa é de 90% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo o levantamento, se a eleição fosse hoje, o petista teria 56% dos votos dos maranhenses. Seu principal concorrente, o atual presidente, Jair Bolsonaro, do PL, teria apenas 21%.
Os números parece muito com os da pesquisa do dia 1º de dezembro, quando Lula marcou 57% e Bolsonaro, 21%.
Lula mantém hegemonia eleitoral no Maranhão
Na sequência aparecem Sergio Moro (Podemos), com 7%; Ciro Gomes (PDT), com 6%; João Doria (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM) com 2% cada; Eduardo Leite (PSDB) com 1% e Rodrigo Pacheco (PSD) não pontuou.
3% dos entrevistados afirmaram não votar em nenhum destes, e outro 2% não sabem ou não responderam.
Rejeição - No quesito rejeição, o cenário se inverte: é o presidente Jair Bolsonaro o mais rejeitado entre os maranhenses. No total, 57% dos entrevistados pelo Escutec disseram não votar nele de jeito nenhum. Já o ex-presidente Lula é rejeitado por apenas 20%.
Na sequência, aparecem Ciro Gomes (4%), João Dória (3%), Mandetta (2%), Moro (2%), Eduradro Leite (1%) e Rodrigo Pacheco (1%).
GILBERTO LÉDA
31/12/2021 às 07h33