Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Mais de 500 mil famílias podem se cadastrar na Tarifa Social de Energia no MA; saiba quem tem direito e como se aderir
08/02/2024 08:52 em NOTÍCIA

 

Mais de 500 mil famílias maranhenses estão habilitadas para se cadastrarem no programa do Governo Federal Tarifa Social de Energia Elétrica e ganhar descontos no pagamento da conta de luz.

O programa é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e beneficia famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas ou pessoas que recebam o Benefício da Prestação Continuada (BPC), com descontos que podem abater até 65% do valor da conta de energia (veja, abaixo, os requisitos para aderir à Tarifa Social).

No Maranhão, cerca de 1,1 milhão de clientes já recebem o benefício. Mas, segundo a Equatorial Maranhão, concessionária de energia no estado, apesar de ser um dos estados brasileiros com maior número de inscritos no programa, ainda existe mais de 500 mil famílias maranhenses que podem receber os descontos.

Milhões de famílias deixam de aproveitar a Tarifa Social de Energia Elétrica por problemas de cadastro

De acordo com Renato Mendes, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, esse grande número de famílias ainda não cadastradas no programa se deve pela falta de conhecimento ou pelo atraso na atualização do Número de Identificação Social (NIS).

“A Distribuidora continuamente realiza ações que possibilitam a estas famílias a oportunidade de acessar o benefício, mas é importante que os clientes, sempre que possível, compareçam ao CRAS do seu município e mantenham seu cadastro atualizado”, destaca Renato.

A Gerente de Experiência do Cliente, Francila Soares, explica que o cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet e convida as famílias maranhenses aptas a receberem o benefício a se cadastrarem.

“Até pelo WhatsApp nossos clientes conseguem se cadastrar na Tarifa Social. Basta enviar uma mensagem para o número (98) 2055-0116 e solicitar o serviço pela Clara, nossa assistente virtual. Pelo site www.equatorialenergia.com.br também é possível fazer o cadastro. E para aqueles que preferem assistência presencial, basta se direcionar a uma de nossas agências de atendimento para fazer a solicitação”, destaca.

Famílias têm direito a tarifa social no Maranhão

Conheça os requisitos para aderir à Tarifa Social

Para solicitar o benefício as famílias devem verificar se atendem os requisitos de cadastro do programa. Podem receber a Tarifa Social de Energia Elétrica:

Família inscrita no Cadastro Único com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou;

Idosos com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC;

Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (três) salários-mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência cujo tratamento exija uso continuado de aparelhos que demandem consumo de energia elétrica.

Confira abaixo a documentação necessária:

Por g1 MA

07/02/2024 16h30  Atualizado há 16 horas

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!