Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Mina pode colapsar na manhã de sexta e gerar tremor e cratera em Maceió
01/12/2023 08:45 em NOTÍCIA

A Defesa Civil de Maceió trabalha com a hipótese repassada pela Braskem de que a mina que está na iminência do colapso vai desabar e causar tremor e cratera na manhã desta sexta-feira (1°). O órgão chegou a falar que isso poderia acontecer às 6h, o que não ocorreu.

As consequências ainda são incertas, mas toda área do Mutange e entorno está desocupada.

Segundo a Defesa Civil, quando estava a mil metros de profundidade, a mina foi medida em 500 mil m³ — ou seja: era um buraco com área capaz de armazenar 500 milhões de litros de água, o mesmo volume de aproximadamente 200 piscinas olímpicas.

Ela tinha essa cavidade antes, mas ela foi migrando para a superfície e se autopreenchendo. Ela hoje deve ser bem menor, mas não temos como dizer quais largura, altura e profundidade dela nesse momento.

Abelardo Nobre, coordenador da Defesa Civil de Maceió

Estima-se que 60% da área da mina esteja dentro da lagoa Mundaú. Isso gerou o medo e disseminação de notícia falsa de que o colapso poderia causar um pequeno tsunami. "Ao contrário: como haverá uma cavidade, a água vai entrar nela, reduzindo o nível da lagoa. Por isso alertamos as embarcações para evitarem a navegação até nova orientação", disse Abelardo.

Segundo ele, a área está sendo monitorada 24 horas por vários equipamentos, como drones. Abelardo explica que, quando houver o colapso, vai haver um tremor de terra, mas em uma magnitude que não deve causar danos físicos a imóveis em áreas vizinhas.

Como não temos as dimensões, não sabemos exatamente o grau de afetação que ela deve provocar na superfície, nem quantos metros terá essa cavidade.

Abelardo Nobre

O geólogo Antônio Jorge Garcia, do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, também disse que o colapso não deve causar problemas de ondas ou de danos a prédios, além dos já previstos.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!