Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Maranhão é o 3° estado do país com os piores indicadores de coleta de esgoto, aponta Instituto Trata Brasil
25/11/2023 09:00 em Trânsito

Levantamento mostra que 5,4 milhões de maranhenses vivem sem coleta e tratamento de esgoto.

O Maranhão é o terceiro estado do país com os piores indicadores de coleta de esgoto, ficando atrás somente do Pará e da Bahia, segundo o Instituto Trata Brasil.

O levantamento aponta que 5,4 milhões de pessoas vivem sem coleta e tratamento de esgoto no estado.

Essa é a realidade da comunidade do Ipase de Baixo, em São Luís, onde todo tipo de resíduo produzido das casas vai parar dentro de uma vala, que também acumula lixo e mau cheio.

“Essa vala é estreita e não comporta o fluxo de água, que é grande. Então sai invadindo as casas. Era pra ser feita uma galeria”, disse Maria de Fátima, moradora da rua Buritizeiro.

Falta de acesso à água

O Instituto Trata Brasil ainda aponta que 2,1 milhões de pessoas convivem com a falta de acesso à água potável, no estado.

Nas regiões mais carentes, de acordo com o relatório, também falta o básico - mais de 900 mil maranhenses não possuem banheiros em casa.

“Isso traz consequências à saúde pública, porque a cada um real que eu possa investir na melhoria dessas habitações, que são as palafitas, eu conseguiria economizar quatro reais o atendimento à saúde pública”, afirmou o sanitarista Lúcio Macedo.

O que diz a Caema

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou à TV Mirante que estabeleceu uma parceria com o Governo Federal para retomada e conclusão de obras de esgotamento sanitário, abastecimento de água e infraestrutura hídrica em diversas regiões do estado.

Em relação à rua buritizeiro, no Ipase de Baixo, a Caema disse que cabe à gestão municipal cadastrar os moradores e criar infraestrutura básica, como as galerias pluviais, para que seja possível realizar a implantação do sistema de esgotamento sanitário.

Por g1 MA e TV Mirante — São Luís

24/11/2023 22h34  Atualizado há 9 horas

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!