Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
MP realiza operação contra esquema de desvio de dinheiro público e mira acusado de matar o empresário 'Nando Net', em Turiaçu
08/11/2023 07:58 em NOTÍCIA

Equipes estiveram na sede da Prefeitura e secretarias municipais. Mais de R$ 5 milhões foram bloqueados.

O Ministério Público do Maranhão realizou uma operação, na manhã desta terça-feira (7), contra um suposto esquema de desvios de dinheiro público por meio de fraudes em licitações na Prefeitura de Turiaçu, na região Noroeste do Maranhão

A operação, chamada 'Anzu', foi realizada por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), com apoio da Polícia Civil e do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

De acordo com as investigações, há indícios de que licitações na Prefeitura de Turiaçu, entre os anos de 2021 e 2023, foram direcionadas para favorecer alguns empresários da área de combustíveis e locação de máquinas pesadas, veículos de grande porte e equipamentos de terraplanagem.

Em cumprimento a mandados de busca e apreensão, os membros da operação estiveram em 15 endereços, incluindo secretarias municipais e a sede da Prefeitura.

Foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos para análise e coleta de provas. Além disso, R$ 5.683.985,77 em dinheiro foram bloqueados.

Um dos envolvidos no esquema, segundo as investigações, é Erinaldo Araújo Guimarães, conhecido como “Bonitinho”, um dos maiores financiadores da campanha do atual prefeito, Edesio Cavalcanti, nas eleições de 2020.

Erinaldo é empresário e atualmente acusado de ser o mandante do crime de homicídio ocorrido em Turiaçu, no dia 25 de agosto de 2022, no qual foi vítima o empresário Jonathan Fernando Cardoso Sousa, conhecido como “Nando Net”.

O g1 não conseguiu contato com a defesa de Erinaldo, que chegou a ser preso no decorrer das investigações, mas atualmente responde pelo crime em liberdade, após Habeas Corpus.

O g1 também solicitou o posicionamento da Prefeitura de Turiaçu sobre as suspeitas de desvios de dinheiro e fraudes em licitação, mas ainda não houve retorno até a última atualização desta reportagem.

Por g1 MA — São Luís

07/11/2023 11h55  Atualizado há 19 horas

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!