Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
'Curam doença na porrada': clínica de SP é investigada por tortura e mortes
06/11/2023 08:08 em NOTÍCIA

 

Onezio Ribeiro Pereira Júnior, 38, morreu em 25 de setembro de 2023, horas após dar entrada em uma clínica de recuperação de dependentes químicos da rede Kairós, em Embu-Guaçu, região metropolitana da São Paulo. O corpo tinha marcas de espancamento e estrangulamento.

A morte de Onezio não foi um caso isolado. A Kairós já era investigada por homicídio desde março, quando um interno de 27 anos morreu com marcas no pescoço.

Outras clínicas da rede são alvos de denúncias e estão sendo investigadas pela Polícia Civil por suspeitas de tortura, lesão corporal, desaparecimento e pelo menos mais duas mortes.

Ueder Santos de Melo, proprietário da Kairós, foi preso no mês passado, na investigação sobre as mortes. O UOL entrou em contato com seu advogado Jean Braz: ele confirmou que representa Ueder nas investigações, disse que enviaria uma resposta, mas não o fez até a publicação dessa reportagem.

O UOL teve acesso às investigações e entrevistou ex-internos e familiares. Os relatos constroem um cenário de terror nas unidades da Kairós, com internações involuntárias, espancamentos e dopagem de internos.

"Fui espancado, torturado duas vezes. Era ateu, mas comecei a rezar para um dia sair dali", disse ao UOL um ex-paciente de 35 anos, que pediu anonimato.

Vídeo obtido pela reportagem (assista abaixo) mostra o momento em que um ex-interno é retirado de uma ambulância e agredido com chutes e um pedaço de madeira por outras cinco pessoas.

O contrato de prestação de serviços da Kairós diz que, "em caso de óbito (...) do acolhido, o contrato deixa de ter validade em todos os aspectos, isentando ambas as partes de quaisquer responsabilidades".

A Kairós se apresenta como uma comunidade terapêutica. As comunidades terapêuticas são entidades privadas que se espalharam pelo país nos últimos 20 anos, destinadas ao acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas.

Pedro LopesDo UOL, em São Paulo

06/11/2023 04h00

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!