Dezessete presos fugiram da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus, no Piauí, na noite de domingo (18).
A Secretaria de Justiça do Estado (Sejus), responsável pela unidade prisional, informou nesta segunda-feira (19) que, para recapturar os fugitivos, todas as forças de segurança da região foram acionadas e estão sendo enviados da capital profissionais do Grupo Tático Prisional (GTP) e das Rondas Ostensivas de Caráter Prisional (Rocap).
A cidade fica a 632 km de Teresina. A secretaria diz que vai apurar as causas da fuga e as falhas em procedimentos por meio de sindicância investigativa e punitiva. Além disso, ressalta que em breve uma reforma estruturante será iniciada no presídio, levando mais segurança à unidade. Essa reforma já estava no cronograma de obras da Sejus.
O Cidadeverde.com, site da TV Cidade Verde, afiliada do SBT no Piauí, apurou que os presos cortaram as grades da cela usando uma barra de ferro. Assim, saíram por uma brecha e depois quebraram o cadeado de outras quatro celas. Os sistemas de monitoramento por vídeo da unidade prisional não detectaram a fuga.
A polícia está investigando se ela foi planejada, em uma ação para reforçar a guerra do tráfico entre facções que acontece na região. Há 189 detentos na penitenciária – cuja capacidade é para abrigar 76 –, e a maioria faz parte de facções criminosas.
Confira os nomes dos foragidos e, clicando aqui, as fotos deles:
- Augusto Ivan Ferreira Abade;
- Rosivaldo Florentino;
- Celio Moreira da Silva;
- Valter Pereira de Santana Junior;
- Sabino Rodrigues de Souza Neto;
- Ruan Pinheiro da Guia;
- Jociel da Silva;
- Anderson da Costa;
- Mikael Marques da Silva;
- Matheus Alves Barreto;
- João Marcos Pereira;
- Jacson de Sousa Laranjeira;
- Willian Gama de Souza;
- Givanilton Alves Rodrigues;
- Edgar Pereira dos Reis;
- Raendew da Silva Rodrigues Soares;
- Rafael do Nascimento da Silva.
A maioria dos foragidos é dos municípios de Bom Jesus, Redenção do Gurgueia, Corrente e outros do Sul do Piauí. Estavam presos pelos crimes de homicídio e integrar facções criminosas.
Qualquer cidadão que tiver informações deles poderá entrar em contato com a Administração Penitenciária por meio do telefone 86 99488 8133 ou demais forças de segurança por meio do 190.
+ Último manicômio do Sistema Único de Saúde no Rio fecha as portas
O presídio apresenta problemas estruturais e se encontra sem reforma há mais de 20 anos. Na unidade, os policiais penais estão sem viaturas e com carros precisando de manutenção. Por isso, enfrentam dificuldades para recapturar os presos que fugiram.
A fuga vem quatro dias depois de dois detentos fugirem da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. O caso no RN são as primeiras fugas na história do Sistema Penitenciário Nacional. Os presos foram identificados como Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça e ainda não foram recapturados também.