ALERTA: MARANHÃO OCUPA 1º LUGAR NO RANKING DA TAXA DE MORTALIDADE POR AIDS
06/12/2018 09:13 em NOTÍCIA
Os dados liberados pelo Ministério da Saúde mostram que o Maranhão ocupa o primeiro lugar no ranking da taxa de mortalidade por Aids, sendo 5,5% mortes por 100 mil habitantes. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 90% das pessoas que contraíram o vírus HIV são soropositivas.
Durante o mês de dezembro, o Ministério da Saúde realiza a campanha ‘Dezembro Vermelho’ para lembrar a importância do preservativo e do tratamento contra a Aids. A intenção é que as pessoas com o vírus não transmitam para outras pessoas e possam ter uma boa qualidade de vida.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES/MA), desde 1985 até outubro de 2018, mais de 19 mil pessoas foram detectadas com o vírus HIV no estado do Maranhão com 62% dos casos sendo homens e 38% são mulheres.
O digital influencer Francisco Garcia é soropositivo e contou como reagiu ao receber o diagnóstico. “Há quatro meses eu estava sentindo alguns sintomas que me levaram a procurar um hospital, pedi uma bateria de exames e veio o diagnóstico. Ninguém está preparado para lidar com um diagnóstico como esse, ainda mais um jovem de 27 anos como eu. Então eu decidi transformar esse diagnóstico em ação social, levar um pouco de conhecimento as pessoas sobre o assunto porque a falta de informação é que gera o preconceito”, contou.
Francisco faz parte de um grupo de pessoas detectadas com o vírus HIV e explica o motivo de realizar palestras sobre o assunto. “Eu percebi que com esse conhecimento, eu consegui amenizar o meu sofrimento porque eu parei de ter medo de morrer por conta da doença. Quando iniciei os estudos sobre o caso, decidi não ficar com o conhecimento só para mim, decidi levar adiante para outras pessoas”, afirmou.
COMENTÁRIOS