Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
ASSALTO DE BB, DE BACABAL PODE TER SIDO COMANDADO DO EXTERIOR
28/11/2018 07:03 em SAÚDE

Líder da facção “Bonde do Maluco” pode ter comandado assalto ao BB em Bacabal

O irmão de “Zé de Lessa” identificado como Edielson Francisco foi morto durante o confronto com a policia, o mesmo tinha a função de subchefe do grupo.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP) a quadrilha que assaltou o Banco do Brasil e levou pânico à cidade de Bacabal no Maranhão no último domingo (25) é chefiada pelo temido assaltante de banco José Francisco Lumes, conhecido como ” Zé de Lessa”  apontado Líder da facção criminosa Bonde do Maluco (BDM).

Ainda de acordo com a SSP a ordem para o assalto a unidade do Banco do Brasil (BB) de Bacabal veio de fora do país e foi dada por ” Zé de Lessa”, que está sendo procurado pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) e atualmente estaria vivendo no Uruguai.

O irmão de “Zé de Lessa” identificado como Edielson Francisco foi morto durante o confronto com a policia, o mesmo tinha a função de subchefe do grupo e repassava as ordens de Zé de Lessa à quadrilha composta por entre 30 a 35 homens. Edielson a mando de “Zé de Lessa” estaria a frente do ataque à unidade do BB, ao quartel da Polícia Militar e à Delegacia Regional de Bacabal na noite de domingo (25).

Zé de Lessa, o chefão

“Zé de Lessa” é apontado como líder do “Bonde do Maluco” (BDM),  que surgiu em 2015 no pavilhão V do Presídio Salvador, no Complexo Penitenciário da Mata Escura na Bahia.  O grupo nasceu como uma ramificação da facção Caveira, comandada por Genilson Lima da Silva, o “Perna”, atualmente preso no Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná.

O criminoso começou na vida do crime fazendo assaltos a instituições financeiras. Preso em 2001, ele chegou a cumprir metade da pena de mais de 28 anos de prisão por tráfico de drogas e homicídios, e em 17 de abril de 2014 foi beneficiado com a prisão domiciliar para tratar da saúde – precisava operar punhos e cotovelos.

O criminoso começou na vida do crime fazendo assaltos a instituições financeiras. Preso em 2001, ele chegou a cumprir metade da pena de mais de 28 anos de prisão por tráfico de drogas e homicídios, e em 17 de abril de 2014 foi beneficiado com a prisão domiciliar para tratar da saúde – precisava operar punhos e cotovelos.

Ao sair, foi morar na cidade de Coronel Sapucaia, no Mato Grosso do Sul, divisa com o Paraguai, de onde começou a enviar carregamentos de drogas para abastecer sua quadrilha na Bahia.

Zé de Lessa lidera um dos cinco grupos criminosos mais atuantes no estado da Bahia. Entre eles o “Bonde do Maluco”, considerado pela polícia como o mais violento.

O criminoso já foi alvo de diversas operações para prendê-lo. Uma delas, a Operação Sapucaia, realizada em abril de 2016 pela Polícia Federal na Bahia e no Mato Grosso do Sul.

Ele é apontado pela polícia como o maior distribuidor de drogas de Salvador e do interior da Bahia, com especialidade em assalto a bancos e a carros-fortes. O dinheiro dos assaltos é usado para capitalizar a quadrilha na compra de armas e mais drogas.

Zé de Lessa tem os parentes como principais aliados no comando da facção.Entre eles o seu irmão morto no último domingo (25) em Bacabal no Maranhão.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!